Foto: Prefeitura de Ubatuba
Segundo balanço divulgado pelo Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar), nesta segunda-feira (29), entre os dias 24 e 28 de dezembro, 48 banhistas foram resgatados em situações de risco nas praias do Litoral Norte, apesar do alto número de ocorrências, não houve mortes por afogamento na região durante o feriado de Natal.
Ao todo, os guarda-vidas atuaram em 31 ocorrências de afogamento, com atendimentos que, em alguns casos, envolveram múltiplas vítimas ao mesmo tempo e áreas com maior incidência de corrente de retorno, fenômeno comum nas praias da região e responsável por arrastar banhistas para mar aberto.
Registros por município
Caraguatatuba: 6 afogamentos / 7 banhistas salvos
Ubatuba: 18 afogamentos / 31 banhistas salvos
São Sebastião: 6 afogamentos / 9 banhistas salvos
Ilhabela: 1 afogamento / 1 banhista salvo
De acordo com o GBMar, o resultado positivo é consequência do trabalho integrado entre guarda-vidas, monitoramento constante das áreas de risco e reforço nas equipes durante o período de maior movimento nas praias.
“As ações envolveram resgates em áreas de maior risco, como locais com corrente de retorno, além de atendimentos simultâneos a múltiplas vítimas. O trabalho integrado e a vigilância constante permitiram a preservação de inúmeras vidas ao longo do período”, afirmou o grupamento.
Dicas de segurança para os banhistas
Para evitar novas ocorrências, o Corpo de Bombeiros reforça recomendações básicas:
Respeitar a sinalização das praias
Evitar entrar no mar em locais marcados como perigosos
Nadar sempre próximo aos postos de guarda-vidas
Seguir orientações e avisos dos profissionais de salvamento
Com a aproximação do Réveillon e férias de verão, o movimento tende a aumentar em todo o litoral, e as autoridades alertam para que turistas e moradores adotem comportamento preventivo ao entrar no mar.
Publicidade
