Localizado na Avenida Nove de Julho, em São José dos Campos, o antigo Hotel Urupema, será demolido no próximo domingo (16).Cerca de 50 quilos de explosivos serão necessários para derrubar a estrutura, em uma operação que deve durar apenas seis segundos de acordpo com a Engemak Construtora, responsável pelo prédio
A implosão será realizada às 10h da manhã e deve gerar aproximadamente nove toneladas de entulho e escombros. Mesmo com a curta duração, a operação exigirá a evacuação total dos imóveis vizinhos, que ficam em uma das áreas mais movimentadas da região central da cidade.
De acordo com a construtora e a Defesa Civil, os moradores deverão deixar suas casas até as 9h e poderão retornar apenas após liberação oficial, prevista para 10h30.
A recomendação é que os moradores fechem portas e janelas, protejam animais domésticos e retirem veículos das ruas próximas, que estarão bloqueadas para garantir a segurança.
O engenheiro de minas Manoel Jorge Diniz Dias, conhecido como Manezinho, será o responsável técnico pela operação. Ele é considerado o principal especialista em implosões do país, tendo comandado grandes demolições, como a do antigo Complexo do Carandiru, em São Paulo, e a de uma construção abandonada no Jardim Aquarius, também em São José, em 2024.
A expectativa é que o desmoronamento do hotel ocorra de forma controlada e segura, com o mínimo de impacto para os imóveis vizinhos.
Publicidade
