Tocando Agora: ...

 

 

FIFA condena episódio de racismo em jogo do sub-12 do Manthiqueira

Publicada em: 23/10/2025 10:37 -

Foto: Reprodução

 

Gianni Infantino, presidente da FIFA, se pronunciou em suas redes sociais sobre o caso de injúria racial ocorrido durante a partida entre Manthiqueira e Corinthians, pelo Campeonato Paulista Sub-12, no último domingo (19), em Guaratinguetá.

 

Em seus ‘stories’ do Instagram, o presidente da entidade máxima do futebol mundial expressou indignação com o episódio e defendeu punições rigorosas contra o racismo no futebol.

 

“Estou enjoado por saber que um jogador de 12 anos da Academia Desportiva Manthiqueira sofreu ofensas racistas de uma torcedora durante uma partida do Campeonato Paulista Sub-12 contra o SC Corinthians Paulista em São Paulo, Brasil”, declarou Infantino.

 

A atitude do árbitro Guilherme Drbochlaw, que interrompeu o jogo ao acionar o protocolo antirracismo da Federação Paulista de Futebol (FPF), foi destacada por Infantino.

 

“O árbitro implementou o gesto da campanha ‘No Racism’ para interromper a partida e ações foram tomadas contra a autora do crime. Eu elogio o árbitro por sua ação rápida e decisiva — nós temos uma responsabilidade, especialmente e urgentemente para com as futuras gerações, de erradicar o racismo e a discriminação nos nossos jogos”, afirmou.

 

O presidente reforçou ainda a posição da FIFA em relação ao combate ao racismo e à discriminação, classificando essas condutas como crimes que devem ser punidos tanto no âmbito esportivo quanto social.

 

 

Após a manifestação de Infantino, a Academia Desportiva Manthiqueira divulgou uma nota nas redes sociais agradecendo o apoio e reiterando sua posição contra qualquer forma de preconceito.

 

“Racismo é crime — e contra uma criança de 12 anos é ainda mais inadmissível!”, declarou o clube.

 

Publicidade

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...