Foto: Arnaldo Neto
Inícia nesta sexta-feira (3), no Santuário Nacional de Aparecida, a Novena e Festa da Padroeira 2025 e segue até o dia 12, reunindo devotos de diferentes regiões do país em momentos de oração, reflexão e celebração.
“Com Maria, Mãe da Esperança, conhecer Jesus e cuidar da vida”, é o tema deste ano. Segundo a organização, a proposta é destacar valores de esperança e solidariedade, além de preparar os fiéis para o feriado de 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida.
No primeiro dia, a reflexão terá como foco a ideia de “conhecer Jesus, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem”. A celebração solene será presidida pelo arcebispo de Santa Maria, Dom Leomar Brustolin, que também é presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Animação Bíblico-Catequética da CNBB.
Além das celebrações, haverá gestos solidários em todos os dias da novena. Nesta primeira etapa, a proposta é que os participantes doem materiais de limpeza, como sabão em pó, detergente, palha de aço e desinfetante. Em seguida, outros itens poderão ser entregues ao longo dos dias, ampliando a campanha de apoio a famílias e instituições sociais.
As atividades deste ano também dialogam com o Jubileu 2025 e com a encíclica Laudato Si’, que aborda o cuidado com a criação. Assim, a programação busca integrar fé, esperança e responsabilidade social.
As celebrações da novena acontecem diariamente em dois horários: às 15h e às 19h. Além disso, haverá transmissões em canais oficiais do Santuário Nacional, permitindo que o público acompanhe mesmo à distância.
Primeiro dia da novena:
3/10 – Tema: “Com Maria, conhecer Jesus, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem”
Celebração presidida por Dom Leomar Brustolin, arcebispo de Santa Maria (RS)
Gestos solidários:
Dia 3/10: doação de materiais de limpeza (sabão em pó, detergente, desinfetante, sabão em pedra, esponja, palha de aço, fósforos, entre outros).
Nos demais dias, diferentes itens serão arrecadados em apoio a famílias e instituições sociais.
Publicidade