Em Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, a mínima chegou a -1,5º e geou forte na cidade. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), foi a temperatura mais baixa do ano. No Vale do Ribeira e região de Itapeva, a mínima durante a onda de frio não deverá passar de 4º. No Vale do Paraíba, Taubaté registrou 3,4º nesta quarta-feira, 30/07.
O frio até sexta-feira deverá ser intenso também no litoral paulista, com mínimas de 11º e 12º em Caraguatatuba e na Baixada Santista, nessa ordem. Em São José do Rio Preto e Araçatuba, onde faz calor o ano inteiro, os termômetros devem chegar a 8º. Nas regiões de Sorocaba, Campinas, Bauru, Araraquara, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Presidente Prudente, Marília e Grande São Paulo, a previsão é de frio de 7º.
Em 2024, o recorde de frio em Campos do Jordão foi ainda mais rigoroso: -2,3°C, em agosto.
Além de Campos do Jordão, outras cidades do Vale do Paraíba também enfrentaram temperaturas extremas e registraram geada, como Santo Antônio do Pinhal, Cunha e Redenção da Serra. Veja os novos recordes do ano nas cidades monitoradas pelo Inmet:
Taubaté: 3,4°C (recorde anterior: 3,6°C)
São Luiz do Paraitinga: 1,3°C (recorde anterior: 2,6°C)
Ao mesmo tempo em que caem as temperaturas aumenta a preocupação com os idosos e crianças, que são mais suscetíveis aos efeitos do frio. Para a população em situação de rua, Defesa Civil vai oferecer abrigo emergencial na cidade de São Paulo. O espaço vai funcionar até sexta-feira, 01/08, na estação Pedro II do Metrô.
Nas demais regiões, a autoridades também estarão em alerta monitorando as condições meteorológicas para atendimento a qualquer eventualidade. Casos de emergência devem ser acionados pelo telefone 199 (Defesa Civil).
Publicidade