Foto: Vereadora Fran Miranda (PL) - Youtube
Na noite desta terça-feira (15), os vereadores da Câmara Municiapal de Caçapava, aprovaram o projeto de lei que autoriza a volta de rodeios na cidade. A proposta, de autoria dos vereadores Fran Miranda (PSDB) e Bruno Henrique (PL), entrou em regime de urgência na pauta do dia e foi aprovada em plenário, revogando a Lei Municipal nº 5.981/2022, que proibia esse tipo de evento.
O projeto contou com a aprovação de 8 dos 11 vereadores, com dois votos contrários (veja abaixo como foi a votação), Rodrigo meireles (PL) não vota por força do Regimento Interno, porém se manifestou na tribuna favoravelmente.
Com a nova legislação, eventos de rodeio e provas equestres voltarão a ser permitidos em Caçapava, desde que respeitem normas rigorosas de bem-estar animal e infraestrutura adequada.
Entre os principais pontos estão: obrigatoriedade de atendimento médico e ambulância no local do evento, presença de médico-veterinário responsável pelo bem-estar dos animais, transporte dos animais em veículos adequados, arenas e bretes com cercas resistentes e piso que amorteça impactos, autorização apenas de apetrechos que não causem ferimentos, como cintas e cilhas de lã natural, vedação ao uso de esporas pontiagudas e de choques elétricos e cordas de laço devem conter redutores de impacto.
Além disso, o texto permite eventos de exposição e leilões de bovinos, desde que as normas de bem-estar animal sejam respeitadas.
A vereadora Fran Miranda (PL), uma das autoras da propositura, ficou emocinada em determinado momento ao usar a fala, disse que passou dias difíceis, noites sem dormir, se defendeu de ações na justiça devido ao projeto, mas que se sentia feliz com aprovação da lei.
Vereadores que votaram favorável a volta do rodeio em Caçapava:
Fran Miranda (PL)
Bruno Henrique (PL)
Professor Jefferson (PODE)
Pablo Fernandes (DC)
Adilson Henrique (PL)
Dra. Roseli Bueno (PL)
Catiane Fonseca (União)
Dani Galdino (Republicanos)
Vereadores que votaram contrário a volta do rodeio em Caçapava:
Maicon Goiembiesqui (Republicanos)
Dandara Gissoni (PSB)
O Projeto agora será encaminhado para o Prefeito Yan Lopes, para sanção e promulgação.
Durante a Sessão de votação, o Presidente da Casa, Meireles, disse ter recebido uma mensagem do Chefe do Executivo de que a nova Lei será sancionada e promulgada tão logo chegue a sua mesa.
Publicidade